Iterando

Se você é da área de desenvolvimento de tecnologia, já ouviu – certamente – o verbo “iterar”. Segundo o dicionário Houaiss, enquanto verbo transitivo direto, ele quer dizer “fazer ou dizer novamente; repetir, reiterar”. No entanto, quando se está produzindo um site, game, sistema etc. a ideia de iterar também está intimamente ligada com aprimoramento.

Um ciclo de iteração parte do princípio que temos um concept/ideia, geramos um protótipo, testamos este protótipo, analisamos e verificamos o que deu certo e o que não deu certo. Se o projeto está bom, vai pra produção e finalização; caso contrário, prototipamos de novo, testamos de novo e seguimos este ciclo até o produto estar apropriado.

A lógica de iteração, inclusive, traduz um paradigma muito comum de nossos tempos: a ideia de que plataformas tecnológicas estão sempre em estado beta. Ou seja, o Instagram nunca estará pronto, o TikTok nunca estará pronto, o Photoshop nunca estará pronto. Eles estão sendo sempre modificados e aprimorados com novas funções. Sempre há constantes ciclos de iteração. 

A imagem a seguir sintetiza esse processo:

Então, quando estiver criando um projeto digital, itere. Itere muito. Com certeza, isso vai garantir um produto/serviço muito mais adequado para o seu público.

Somos todos ciborgues?

Por Vicente Martin _____________________________ Ao  observarmos  o quanto de tecnologia travamos contato em nosso cotidiano, podemos  levantar  o  seguinte  questionamento: estaríamos, nós humanos, nos