Uizard: wireframes e protótipos digitais usando IA

Se você utiliza Adobe XD ou Figma para os seus projetos digitais, aqui temos uma dica bem legal para você colocar mais uma ferramenta no arsenal: o site UIZARD.

A proposta da Uizard é permitir que usuários criem designs de alta qualidade para aplicativos e sites de forma rápida e fácil, mesmo sem habilidades avançadas em design gráfico ou programação. A plataforma utiliza técnicas de inteligência artificial, como processamento de imagem e aprendizado de máquina, para transformar esboços feitos à mão em designs digitais, reconhecendo elementos, layouts e estilos. Ou seja, dá pra fazer aquele rascunho rápido no papel, tirar uma foto e a ferramenta se concentra em transformar em um wireframe – ou mesmo um layout com sugestões de imagem.

Ao acessar o site, os usuários podem se inscrever gratuitamente para usar a plataforma. É possível criar projetos, fazer upload de rascunhos ou desenhos à mão e usar as ferramentas fornecidas para converter esses rascunhos em designs digitais interativos. A plataforma oferece recursos como edição de design, criação de protótipos clicáveis e colaboração em equipe.

Até para fazer uma brincadeira com o nome da plataforma: é mágico? Não. É muito prático, mas ainda é necessário muito conhecimento sobre como executar um projeto digital de maneira eficiente. Estudar sobre concepção de interfaces, estruturação mobile/desktop e – sobretudo – um amplo entendimento sobre seu público-alvo continuam sendo fatores mandatórios.

Diferenciando protótipo de MVP

Embora frequentemente confundidos, o protótipo e o MVP (Produto Mínimo Viável) assumem funções distintas no processo de desenvolvimento de produtos, especialmente no contexto de