O mundo por trás de um click

A reflexão para estas considerações emerge de uma frase de Alvin Tofler “em não sabendo que era impossível, foi lá e fez”. Os processos foram completamente alterados, passando de um mundo analógico para digital como fator de sobrevivência das organizações, onde a única coisa constante é a mudança.

Com a globalização baseada na internet e as inovações baseadas no conhecimento, o ambiente empresarial se transformou e a demora em entender estes fatos identifica a obsolescência num mundo que tudo se decide através de um click.

Conceitos como rapidez, flexibilidade e inovação associados à diminuição do ciclo de vida de produtos e serviços definem os sobreviventes organizacionais. A informação que era simplesmente uma ferramenta para produzir um produto passou a ser o próprio produto e com sua utilização se adaptar rapidamente às mudanças.

Temos dados por todo canto disseminados pelas redes de computadores, mas precisamos ter filtros para controlar os efeitos de sua utilização e evitar a propagação de fatos indesejáveis ou até perigosos num mundo em que as tecnologias de captura de dados, Big Data e Inteligência Artificial não respeitam fronteiras em relação a sua divulgação e comprometem a privacidade das pessoas.

A tecnologia interfere no comportamento humano de forma individual ou coletiva. Passamos a considerar sua utilização em praticamente todas as atividades, transformando a forma de trabalho através de uma nova revolução vinculada a robôs inteligentes, Inteligência Artificial, pequenos dispositivos como IoTs permitindo controles independente de sua localidade, interligados por redes de computadores com a automação governando nossas vidas, construindo o futuro e as consequências de  sua utilização.

A tecnologia á a base necessária para dominar os ativos de conhecimento, pois o futuro não vem embrulhado num lindo pacote com um belo lacinho. Dominar a tecnologia transformou-se no grande desafio. Você e/ou sua organização estão preparados para a partida?

Qual caminho seguir? Como educadores muitas vezes somos questionados pelos alunos se estão no curso certo e na formação adequada em relação ao futuro de seu ciclo de vida profissional. Devido
aos valores e individualidades de cada pessoa é claro que não temos uma bola de cristal prevendo o futuro, mas de qualquer forma sabemos que atualmente que sem nenhum conhecimento de tecnologia da informação, independente de área de atuação é praticamente impossível obter sucesso em suas atividades.

Considerando a importância da Tecnologia da Informação que para muitas empresas é vital em suas operações, a exigência de um profissional de TI bem preparado tornou-se de fundamental importância.

Um curso de Sistemas de Informação deve apresentar aos alunos os vários ramos da Tecnologia da Informação, permitindo uma visão ampla de sua aplicação na apresentação de toda conceituação técnica e aplicação prática em casos reais, conciliando todo o conhecimento tecnológico necessário e exigido pelas organizações para atingir seus objetivos e viabilizar seu negócio.

Preparar esse profissional é nossa responsabilidade. Estamos te esperando.

Fonte: prof Jakov Trofo Surjan

Sobre jornada de usuário & UX

Em UX, a jornada do usuário é uma representação visual da experiência de um usuário com um produto ou serviço. Ela descreve as etapas

Sobre CRUD