Perspectiva top-down em games

A perspectiva top-down é um estilo de representação gráfica em jogos que mostra a ação e o ambiente do jogo de uma perspectiva aérea, com uma visão geral de cima. Nessa perspectiva, o jogador tem uma visão panorâmica de todo o cenário, geralmente olhando para baixo em direção aos personagens, objetos e terreno do jogo. O clássico GAUNTLET é um bom exemplo para começarmos a ilustrar essa discussã:

Perceba que em jogos com perspectiva top-down, a câmera é posicionada acima ou ligeiramente inclinada para baixo, proporcionando uma visão ampla do mundo do jogo. Esse tipo de perspectiva é frequentemente usado em jogos de estratégia em tempo real, jogos de RPG clássicos e jogos baseados em labirintos – como o Gauntlet acima. 

No jogo ENTER THE GUNGEON, podemos ver a perspectiva de câmera ligeiramente inclinada para mostrar o cenário de pixel art em detalhes:

A perspectiva top-down permite que os jogadores tenham uma melhor noção do ambiente geral do jogo e das posições dos personagens, inimigos, itens e obstáculos. Ela oferece uma vantagem tática ao permitir por sua abordagem estratégica com base na visão geral do cenário. Além disso, essa perspectiva torna mais fácil para os desenvolvedores de jogos criar ambientes complexos e detalhados, pois eles podem representar uma grande quantidade de informações em um espaço relativamente pequeno da tela. O jogo TWELVE MINUTES, por exemplo, é uma aula sobre como o cenário de um apartamento – visto top-down – pode desenvolver uma trama complexa de looping temporal.

E você? Tem algum game favorito nessa cetegoria?

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