GPTZero: uma tentativa de identificar textos gerados por IA

Um projeto encabeçado pelo jovem estudante Edward Tian nos Estados Unidos sinaliza algum dos rumos – e problemas – que teremos com o uso de inteligências artificiais gerando conteúdo no mundo.

Você já deve ter ouvido falar do GPTChat: um site que escreve roteiros de filmes, trabalhos escolares, cria programações em qualquer linguagem etc.

Tian discute em seu trabalho que é preciso identificar o que é e o que não é feito por IAs na internet. As pessoas têm o direito de saber se algo que elas estão lendo foi produzido por um humano ou não. Com base nisso, ele lançou o GPTZero, um site que verifica se o texto escrito pode ter sido ou não gerado numa IA.

Confira aqui e faça os testes para ver se a ferramenta é funcional ou não.

Fonte: NPR.ORG