A diferença entre dados transacionais e dados dimensionais

Uma das discussões elementares tratadas no universo de dados é a diferença entre dados transacionais e dados dimensionais. Ambas as categorias são formadas por tipos de dados utilizados em ambientes de negócios, mas para finalidades diferentes. Vamos entender um pouco o que as difere nesse contexto.

Dados transacionais são registros de transações individuais, como pedidos de vendas, compras, transações financeiras e registros de eventos em tempo real. Pense na compra de um determinado bem em um e-commerce, por exemplo. Normalmente, estes dados são armazenados em bancos de dados relacionais (SQL) e são altamente normalizados para minimizar a redundância – vale frisar que eles são utilizados para manter um registro detalhado de atividades e fornecer informações para operações diárias, relatórios de auditoria e rastreamento, por isso são tão importantes no cotidiano de um business digital.

Já os dados dimensionais são junções de dados transacionais que são organizadas para suportar análises e relatórios mais eficazes. Os dados dessa categoria, utilizam um modelo dimensional que envolve tabelas de fatos (com métricas) e tabelas de dimensões (com atributos descritivos) para representar dados de maneira hierárquica. Eles são projetados para facilitar análises, consulta e geração de relatórios, permitindo que os usuários explorem dados de maneira mais eficiente e compreendam tendências e padrões.

Resumidamente: os dados transacionais são registros individuais de transações que fornecem detalhes específicos, enquanto os dados dimensionais são agregações organizadas de dados transacionais que facilitam análises e relatórios de negócios.