Controle de qualidade em comunicação

“O meio é a mensagem” ou – em inglês – “the medium is the message”.

A frase em questão é uma citação do filósofo da comunicação Marshall McLuhan, que demonstra um conceito central em suas teorias. Essa frase sugere que a forma como a informação é transmitida e o meio utilizado para transmiti-la são igualmente importantes e têm um impacto significativo na maneira como a mensagem é recebida e compreendida.

E o que a área de controle de qualidade de comunicação tem a ver com esta ideia de McLuhan? Esta área refere-se às práticas e processos utilizados para garantir a qualidade que campanhas de marketing e comunicação de marcas, produtos e serviços serão entregues para as audiências. Sendo que três pontos são essenciais para pensarmos estrategicamente ações nesse campo:

1.Consistência: Garantir que a mídia seja consistente em termos de qualidade técnica e artística. Verificar se não há defeitos técnicos, como falhas de compressão ou distorções de imagem ou áudio.

2.Conformidade com padrões: Assegurar que a mídia esteja em conformidade com os padrões e requisitos específicos do setor.

3.Revisão de conteúdo: Avaliar a qualidade e a adequação do conteúdo em relação ao público-alvo.

As ideias de McLuhan foram concebidas décadas atrás, mas ainda são válidas para pensarmos a comunicação no ambiente globalizado e digital que vivemos.