Se você é um entusiasta da área de dados, já ouviu falar de SQL (Structured Query Language). Se você já trabalha na área, bem, isso faz parte do seu dia a dia. Mas esse post é dedicado para quem quer começar a conhecer mais da área e do curso de Ciência de Dados e Negócios da ESPM.
SQL é uma linguagem de programação padrão para gerenciar e manipular bancos de dados relacionais. Em termos simples, ela serve como a interface entre você e o banco de dados, permitindo que você faça perguntas (consultas), adicione, modifique ou remova dados.
E por que o SQL é tão importante para profissionais de dados?
O SQL é a ferramenta básica para extrair dados de um banco de dados. Se você quer analisar dados, entender o SQL é o primeiro passo.
É uma ferramenta versátil que pode ser usada em uma ampla variedade de bancos de dados, desde pequenos sistemas até grandes data warehouses.
O SQL é otimizado para lidar com grandes volumes de dados de forma rápida e eficiente e a maioria dos bancos de dados utiliza SQL, tornando-o um idioma comum entre engenheiros de dados, analistas e cientistas de dados.
No dia a dia, o SQL é usado para criar relatórios personalizados com base nos dados armazenados e os profissionais de dados usam o SQL para extrair e transformar dados em data marts, que são bases de dados menores e mais focadas em um determinado assunto. Isso sem contar que ele é fundamental para limpar e preparar dados antes de serem analisados, removendo duplicatas, corrigindo erros e transformando dados em um formato adequado para a busca de padrões, tendências e insights.
Só pra você ter uma ideia, muitas vezes, os dados para modelos de machine learning são extraídos e preparados usando SQL.
Por isso essa ferramenta é tão fundamental para a área de dados.