Back to basics – parte 2: Python, uma linguagem essencial para profissionais de dados

Continuando nossa série de posts “Back to basics”, vamos discutir fundamentos e bases para a área de dados. Talvez sem muita novidade para profissionais de mercado, mas importantísismo para quem quer começar na área.

Em síntese, Python é uma linguagem de programação de alto nível, conhecida por sua sintaxe clara e legível, o que a torna uma excelente escolha para iniciantes e profissionais experientes. Sua versatilidade a torna uma ferramenta poderosa em diversas áreas, incluindo desenvolvimento web, ciência de dados, machine learning e automação.

A sintaxe do Python é intuitiva, o que facilita o aprendizado e a escrita de código, mesmo para aqueles que estão começando e possui uma comunidade ativa e crescente de desenvolvedores, o que significa que há uma vasta quantidade de recursos, bibliotecas e tutoriais disponíveis.

A linguagem Python oferece um conjunto abrangente de bibliotecas especializadas em análise de dados, como NumPy (para operações numéricas e matriciais), .Pandas (para manipulação e análise de dados estruturados), Seaborn (para visualização de dados e Scikit-learn (para machine learning).

Olhando para as vantagens dessa linguagem, podemos elencar alguns pontos fortes como coletar, limpar, transformar e analisar grandes volumes de dados de forma eficiente. Vale lembrar também que é possível criar gráficos e visualizações que facilitam a compreensão dos dados, sem contar que Python é a linguagem mais popular para desenvolvimento de modelos de machine learning, graças a bibliotecas como Scikit-learn e TensorFlow.

Além disso, a linguagem facilita em muito o trabalho repetitivo automatizando e gerando eficiência no cotidiano de quem trabalha com dados.