Três tipos de conteúdo digital

No livro “O código de conteúdo: seis estratégias essenciais para acender seu conteúdo, seu marketing e seu negócio” do autor Mark Schaefer, são discutidos alguns tipos essenciais de conteúdo para redes sociais.

Nesse post vamos apresentar algumas dessas ideias.

Conteúdo de higiene: este é o conteúdo que serve à saúde diária do seu público. Esse conteúdo os torna conscientes da sua marca e os ajuda a se conectarem a você quando eles mais precisam de você. Esse é o conteúdo específico de formato curto com maior probabilidade de aparecer nos resultados de pesquisa orgânica. Um exemplo de conteúdo de higiene são vídeos curtos no Reels ou Tik Tok, por exemplo.

Conteúdo do hub: embora o conteúdo de higiene possa levar alguém à sua rede, o conteúdo do hub deve mantê-lo lá. Esta poderia ser uma série de conteúdos mais aprofundados. Isso também pode ser um conteúdo “perene” que as pessoas parecem amar e consumir mês após mês.

Conteúdo do herói: algo brilhante, dramático e ousado que transcende as ofertas normais diárias de conteúdo do público. Este é o conteúdo que cria um conteúdo viral. Um exemplo famoso, da área dos games, são os vídeos épicos de campeonatos, jogadas e manobras únicas – o exemplo a seguir é famoso:

Concluindo:

Escolha os meios/ canais mais adequados para sua audiência, seu tipo de conteúdo (vídeo/ texto/ gameplay/ fotos/ etc.)

Crie uma rotina com postagens regulares.

Use de múltiplos canais para “espalhar” seu conteúdo. Porém, escolha o canal principal/ hub central.

A ideia de gêmeo digital

Em um primeiro momento, o nome “gêmeo digital” pode suscitar a ideia de um eu virtualizado. Algo ligada até mesmo com algum romance de