Um guia rápido para produção de conteúdo online

Nesse post, vamos discutir brevemente quatro pilares para pensarmos estrategicamente a produção de conteúdo online para marcas, empresas, produtos ou – até mesmo – sua imagem pessoal.

PLANEJAMENTO: Etapa em que se analisará o cenário em que você ou sua empresa está inserida, a atuação dos principais  concorrentes e o benchmark do setor como um todo. Além disso, ocorrerá a definição da estratégia aplicada aos canais sociais da marca, a seleção de quais plataformas serão escolhidas para abrigar perfis da empresa e uma linha do tempo com as ações.

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO: Elaboração de conteúdo que engloba a definição da linha editorial,  linguagem a ser usada e as principais fontes de referência. Em geral, o produtor de conteúdo também elabora as diretrizes gerais que devem ser seguidas pela criação para as campanhas em mídias sociais, também chamadas de ações catalisadoras ou especiais.

GESTÃO E RELACIONAMENTO: Durante a gestão das mídias sociais, é preciso agendar/publicar o conteúdo elaborado na etapa anterior, interagir com os usuários e fomentar a comunidade da marca ou marca pessoal, incentivando a participação dos usuários. Além disso, deve-se identificar e executar ações corretivas com usuários que se destaquem por possuir maior recorrência.

MONITORAMENTO: Ação responsável por coletar todas as menções em diferentes plataformas sociais on-line. Com a coleta em mãos, é preciso classificar, categorizar, interpretar dados e consolidá-los na apresentação de um relatório. Aqui veremos o que deve ser abandonado e o que deve ser insistido.

Nesse sentido, há quatro estratégias para serem consideradas:

1.Encontrando seu lugar. Você deve ser conhecido por ALGO. Qual é a sua voz única, seu lugar diferenciado, seu interesse sustentável na web?

2.Encontrando seu espaço. Você deve ocupar um espaço grande o suficiente para fazer a diferença.

3.Encontrando seu combustível. O conteúdo é o combustível para construir uma marca pessoal hoje.

4.Criando um público acionável. Sua rede é seu patrimônio líquido. Como você se conecta ao público crítico em seu espaço de uma forma que é acionável e ajuda você a alcançar seus objetivos?

Fonte: Fonte: Schaefer, Mark. KNOWN: The Handbook for Building and Unleashing Your Personal Brand in the Digital Age. Kindle Edition.