Vamos falar de data storytelling?

Data storytelling é a prática de comunicar insights e informações por meio de uma narrativa visualmente atraente e fácil de entender. É uma forma de transmitir informações de maneira envolvente e persuasiva, usando dados e visualizações para contar uma história. O objetivo é tornar os dados mais acessíveis e compreensíveis para uma ampla audiência, de modo que possam ser facilmente digeridos e usados para tomar decisões informadas.

Para criar uma história de dados eficaz, é necessário escolher cuidadosamente os dados a serem apresentados e organizá-los de forma lógica e clara. Em seguida, é importante usar gráficos e visualizações que complementem a narrativa e tornem os dados mais fáceis de entender. Além disso, a história deve ser cativante e relevante para o público-alvo, a fim de manter sua atenção e garantir que a mensagem seja transmitida de forma eficaz. Quando bem feito, o data storytelling pode ser uma ferramenta poderosa para influenciar e persuadir as pessoas a tomar decisões informadas com base nos dados apresentados.

A seguir, vamos ver dois casos interessantes sobre o tema:

E vamos ver um outro caso que foi buscar dados de uma era pré-internet para comunicar uma história: