Inteligência Artificial na transformação Digital

A Inteligência Artificial (IA) pode tornar as empresas mais inovadoras, flexíveis e mais adaptáveis do que nunca, podendo simplificar processos e sistemas bastante complexos, e está sendo colocada como grande impulsionadora da transformação digital, com uma tecnologia habilitadora.

Muitos a nomeiam como uma tecnologia do futuro, mas ela já está presente e sendo utilizada por várias empresas que buscam o impulsionamento do seu negócio.

A IA engloba a capacidade que as máquinas possuem de compreender as coisas em seu redor, aprendendo e tomando decisões, e juntamente com ela a evolução tecnológica caminha junto.  Somado aos fatos entende-se que a Inovação acontece em um curtíssimo tempo, de forma constante e veloz.

Atualmente os seres humanos estão vivenciando uma atmosfera competitiva na busca por tomada de decisão com menor grau de erro, e se esforçando mais, porque o tempo é efêmero e volátil e se coloca contra cada um de nós. A IA nos tempos modernos é sem dúvida um dos grandes pilares de sustentação nos processos de transformação digital, e beneficia tanto as empresas quanto o consumidor final.

A tecnologia por trás da IA é uma das mais importantes do século 21, porque pode transformar a vida de milhões de indivíduos, não só na área corporativa como também no dia a dia das pessoas. A adoção crescente das soluções na área está mudando a forma como as pessoas se relacionam com o consumo. Antes, apenas uma minoria tinha acesso a alta tecnologia, mas hoje está chegando à um número maior de pessoas, porém em muitos países ainda seja um sonho distante. Além disso, as empresas estão investindo mais em IA, para que ela passe a ser uma ferramenta de estratégia competitiva, e como resultado, o desenvolvimento de novas soluções.

As aplicações modernas de inteligência artificial são habilitadas pelo meio do aprendizado da máquina (Machine Learning), e o que seria e tal aprendizado de máquina?

Entendido como um dos tipos mais comuns para fins comerciais nos dias atuais, o Machine Learning (ML) é muito utilizado para processar grandes demandas de dados de forma mais rápida e, para chegar a esse ponto são utilizados algoritmos que aprendem com o passar do tempo, aperfeiçoando cada vez mais as atividades na medida que são executadas.

Através do ML além dos aplicativos serem capazes de reconhecer rostos, fala e objetos, pode também traduzir grandes volumes de texto, analisar rapidamente dados na medida que eles chegam, identificando padrões e anomalias e é possível gerar resultados rápidos e precisos para identificar oportunidades lucrativas e riscos de negócios.

A junção do Machine Learning, com inteligência artificial e tecnologias cognitivas, pode tornar empresas ainda mais eficazes no processamento de grandes volumes de dados, e consequentemente cheguem na frente de seu mais direto concorrente.

Sobre jornada de usuário & UX

Em UX, a jornada do usuário é uma representação visual da experiência de um usuário com um produto ou serviço. Ela descreve as etapas

Sobre CRUD

Neste post vamos falar de um conceito fundamental para a área de dados e sistemas de informação; vamos falar um pouco da ideia de

As diferenças entre KPI e OKR

KPIs (Key Performance Indicators) e OKRs (Objectives and Key Results) são ferramentas de gestão que visam auxiliar empresas na definição e acompanhamento de metas.