Starlink, a internet andando junto com seu carro

Em 2019 a SpaceX lançou para a órbita uma grande quantidade de satélites criados por sua subsidiária Starlink, com o objetivo de que eles se tornassem a base de um novo serviço de fornecimento de internet. Agora, em 2022, recebemos notícias que o Starlink 2022 está prestes a ser lançada, com previsão para estar completamente disponível em 2023, com a informação vindo inclusive da conta do Twitter do fundador da SpaceX, Elon Musk.

O Starlink não só prevê ter um alcance ainda maior, mas também vai incluir uma interessante inclusão: todos os carros da Tesla poderão se conectar à rede dos satélites por si mesmos. Essa possibilidade permitirá não só navegação pela internet, mas com a versão premium disponibilizará visualização live do tráfego, visão de mapas de satélite, streaming de vídeos etc. Não são só os carros, mas barcos como navios mercantes e iates poderão ter acesso ao Starlink enquanto estão atravessando o mar. Algumas águas nacionais como as dos Estados Unidos, Austrália, pequenas áreas da América do Sul e da Europa, e até mesmo as áreas costeiras de São Paulo e o Rio de Janeiro estarão dentro da área de alcance do Starlink V2. Mais detalhes do plano e objetivo dessa nova rede em si foram apresentados numa palestra em conjunto com a T-Mobile:

Diferenciando protótipo de MVP

Embora frequentemente confundidos, o protótipo e o MVP (Produto Mínimo Viável) assumem funções distintas no processo de desenvolvimento de produtos, especialmente no contexto de