Grounded: Um pequeno grande mundo

Em algum filme você provavelmente já viu a ideia de um ser humano sendo encolhido a um tamanho bem pequeno por uma máquina ou efeito sobrenatural. A partir daí é preciso explorar o mundo com a visão que um ser pequeno como um inseto teria. É certamente uma ideia divertida, e cria uma grande oportunidade de criar cenários e aventuras interessantes a partir de objetos e locais que normalmente consideramos mundanos. É claro então que não demoraria muito para a indústria de jogos agarrar o conceito para si. 

Sua aplicação já causou grande impacto em 2021 com o jogo cooperativo para duas pessoas “It Takes Two”, lançado em março daquele ano pela Hazelight Studios e a EA, que acabou ganhando o prêmio de Jogo do Ano. Nele os jogadores tomam o papel de um casal preste a se divorciar que ficam pequenos graças aos poderes mágicos de um livro sentiente que deseja ajudá-los a arrumarem sua relação para salvar o coração de sua filha, e para isso devem passar por diversos desafios dentro de sua própria casa, agora tornada em um enorme e criativo mundo feito a partir de vários objetos. 

Agora em 2022 já vemos uma nova tomada no tema cheia de potencial chegando, se trata do novo lançamento que é o jogo “Grounded”, liberado dia 27 de Setembro pela Obsidian Entertainment para XBOX e PC, nele quatro jogadores em multiplayer podem cooperar para sobreviver os desafios de um jardim tornado enorme após serem encolhidos, enfrentando terrores como formigas, aranhas e outras criaturas que agora se parecem mais com gigantes.

Diferenciando protótipo de MVP

Embora frequentemente confundidos, o protótipo e o MVP (Produto Mínimo Viável) assumem funções distintas no processo de desenvolvimento de produtos, especialmente no contexto de