Planejamento de beta test de jogos com foco centrado no usuário e no produto

Realizar um beta test em um jogo é uma maneira eficaz de coletar feedback dos jogadores antes do lançamento oficial. No entanto, vamos discutir – em 10 passos – como ajustar um beta test focando em melhorias de design de produto e com alinhamento de lançamento do game.

1.DEFINA OS OBJETIVOS: estabeleça claramente quais são os objetivos do beta test. Você pode querer avaliar a jogabilidade, encontrar bugs, testar recursos específicos ou obter feedback geral dos jogadores.

2.RECRUTE JOGADORES BETA: crie um processo para recrutar jogadores beta. Você pode abrir inscrições em um forms, usar plataformas de jogos ou envolver comunidades de jogadores interessados em testar jogos (Discord, Threads, Twitch etc.).

3.TENHA O JOGO BETA PRONTO: Certifique-se que a versão beta a ser testada agora é REALMENTE UMA VERSÃO BETA. Certifique-se de que o jogo esteja em um estado suficientemente estável e funcional para ser jogado.

4.ESTABELEÇA DIRETRIZES: forneça aos jogadores beta instruções claras sobre o que você espera que eles testem, quais aspectos você deseja que eles avaliem e como relatar problemas e fornecer feedback.

5.COLETE FEEDBACK E BUGS: Forneça aos jogadores beta canais para relatar bugs, problemas técnicos e fornecer feedback geral sobre o jogo. Preveja dois momentos: A) o “calor do momento”, no qual vocês podem perguntar questões mais imediatas; B) abrir um canal de comunicação para feedbacks tardios mais “reflexivos”.

6.ANALISE E DISCUTA COM A EQUIPE: analise os relatórios de bugs e o feedback dos jogadores. Identifique problemas recorrentes, áreas de melhoria e oportunidades de aprimoramento do jogo. Considere priorizar os problemas mais críticos que afetam a jogabilidade. IMPORTANTE: é preciso criar filtros sobre o que é urgente, importante ou ignorável.

7.REFAÇA: Com base nas informações coletadas durante o beta test, faça as correções necessárias, ajustes na jogabilidade, melhorias técnicas e implemente as sugestões valiosas dos jogadores beta. Isso tudo NÃO É ENFEITE PARA O JOGO.

8.SOBROU TEMPO? TESTE MAIS: Se possível, conduza testes adicionais internos ou com uma equipe de testadores antes do lançamento final. Isso ajudará a validar (mais ainda) as melhorias implementadas após o beta test.

9.AGRADEÇA AOS BETATESTERS: Reconheça a contribuição dos jogadores beta para o teste do jogo, seja através de agradecimentos especiais nos créditos, acesso a conteúdo exclusivo, ou até mesmo oferecendo uma cópia gratuita do jogo final como agradecimento.

10.AUMENTE O LEVEL DE PROJETOS FUTUROS: O processo de beta-test é o cerne de um projeto de games. É um ciclo iterativo muito bom para que um produto tenha sucesso. Aprenda com os processos. Seus próximos beta-tests, mais do que insights, vão começar a fornecer – até mesmo – novos projetos futuros.

Boas referências para UX e UI

Uma das disciplinas introdutórias do curso de Ciência de Dados e Negócios da ESPM é a de UX/UI. Nela, os estudantes estudam os princípios