Já ouviu falar de “proof of concept”?

Proof of Concept (PoC), ou “prova de conceito”, é um termo usado para se referir a uma demonstração inicial de um conceito ou ideia para um projeto digital. É uma etapa inicial do processo de desenvolvimento, na qual os desenvolvedores criam uma versão básica ou protótipo de um sistema para validar e testar a viabilidade do conceito.

Basicamente, é uma prova para a ideia que vai virar um protótipo (com o intuito de fazermos os primeiros testes) para, daí então, fazermos o produto mínimo viável. Como vemos na imagem a seguir:

O objetivo principal de um proof of concept (ou PoC) em softwares/sistemas/jogos é verificar se a ideia central é interessante e factível de ser desenvolvida em um produto completo. O PoC geralmente inclui apenas os elementos essenciais do sistema com gráficos rudimentares e um conjunto limitado de funcionalidades. Ele não precisa ter a arte finalizada ou recursos adicionais, mas deve fornecer uma demonstração suficiente para que os envolvidos possam avaliar o potencial do conceito.

Durante o estágio de proof of concept, os desenvolvedores podem testar e iterar diferentes abordagens, experimentar soluções e focar em um design centrado em usuários. Essa etapa é importante para tomar decisões fundamentais sobre a viabilidade antes de investir tempo e recursos significativos no desenvolvimento completo. Se o proof of concept for bem-sucedido, a equipe de desenvolvimento pode prosseguir para a produção do produto completo.

Para finalizar, vale dizer que o PoC serve como uma ferramenta de comunicação e tomada de decisões, permitindo que os desenvolvedores avaliem a direção do projeto antes de se comprometerem totalmente com ele.