RPGs de mesa, mas fora da mesa

Quando você ouve sobre TTPRGS, Tabletop Role Playing Games, você provavelmente vai acabar pensando em exemplos com Dungeons & Dragons e um grupo de amigos sentados ao redor da mesa, falando uns com os outros – cara a cara – enquanto interpretam seus personagens e jogam dados para descobrir o que acontece. É uma imagem bem correta do hobby, mas num mundo onde recentemente passamos por um grande período de isolação devido ao Covid-19, forçando uma mudança de interação e trabalho do pessoal para o digital, como isso afetou um jogo que é tão interpessoal?

De um jeito similar muitos jogadores do hobby moveram do presencial para o digital, jogando e conversando entre si por telas. Mas como é possível transferir os mapas, as miniaturas, as rolagens de dados e a música de uma forma satisfatória para a tela? Muitas plataformas tentam cada uma de sua forma, e a Foundry VTT, lançada em maio de 2020 e sendo continuamente desenvolvida até hoje, criou seu próprio sistema e meios para isso.

Na Foundry, o Dungeon Master pode baixar seus próprios mapas em diferentes páginas e trocar entre elas levando os jogadores para o cenário necessário da cena, criar vários tokens representando os personagens e NPCs para movê-los pelo cenário, manter conta de recursos e pontos de vidas, baixar diferentes trilhas sonoras dentro de seus servidores e tocá-las quando for apropriado, assim como um grande número de comandos programados para calcular diversas rolagens de dado e fichas arquivadas de diversos sistemas de RPG conectadas à rolagem de dados para simplificar o processo do jogo.

Se está difícil se reunir pessoalmente com seus amigos pra jogar RPG ou não tem ninguém perto de você para fazê-lo, pode ser que jogar online seja a melhor chance disponível, e tem poucas escolhas de plataforma tão atraentes quanto a Foundry.

Sobre jornada de usuário & UX

Em UX, a jornada do usuário é uma representação visual da experiência de um usuário com um produto ou serviço. Ela descreve as etapas

Sobre CRUD

Neste post vamos falar de um conceito fundamental para a área de dados e sistemas de informação; vamos falar um pouco da ideia de