TI mundo a fora

No mundo, vários países estão de braços abertos para os profissionais da área de TI.

O alvo dos brasileiros é os Estados Unidos, Canadá, Portugal e Alemanha. O mercado de TI não só no Brasil, vive uma realidade de excesso de vagas, tendo falta de mão de obra qualificada mesmo sendo 46 mil profissionais tecnólogos que se formam por ano em nosso país. As áreas com mais índices de contratação são desenvolvimento de software engenharia de dados e ciência de dados.

Segundo a IDC, o mercado de trabalho na área de TI terá um grande déficit de 570 profissionais. De acordo com uma pesquisa do Boston Consulting Group (BCG) os EUA é o país mais cobiçado pelos brasileiros.

No Canadá, Quebec, Montreal, Alberta e Toronto são as províncias que mais oferecem vagas, e para se candidatar é necessário ter inglês ou francês fluente tendo formação na área de TI.

Portugal está sendo bem visado, tento pessoas indo buscar por melhores condições de vida e emprego e como a demanda da área de TI está em alta, o país criou um visto especial para atrair os brasileiros da área de TI. O mesmo se chama Tech Visa, sendo um visto com menos burocracia sendo mais rápido de obtê-lo e para ser elegível o profissional deve ser recrutado por empresa que tenham aderido ao programa juntamente como Ministério da Economia Portuguesa.

Os Estados Unidos a maior economia e centro das maiores companhias te TI do mundo, possuindo uma política de desenvolvimento nacional e busca profissionais que se destaquem em sua área. Lá os profissionais brasileiros com uma bagagem sólida em ciência da computação e área correlacionadas tem portas abertas para uma carreira internacional.

A Alemanha, passou a ser vista como um dos países europeus bem preparados a conquistar posições de liderança nos campos da tecnologia. Um dos grandes motivos foram os grandes investimentos em startups que na Alemanha subiram 88% em 2017 de acordo com um estudo do Start-up-Barometer Deustschland, sendo assim abrindo oportunidades para profissionais dispostos a ajudar o país e, os brasileiros tem destaque na lista.

Entre esses países citados acima, com uma grande demanda na área de TI, grandes oportunidades no mercado também surgem na Polônia, Inglaterra, Irlanda, Suécia e França.

A tecnologia vem avançando muito rápido, o profissional da tecnologia deve aprender o tempo todo, para que seja o mais apto para tal vaga e assim ser requisitado pela empresa, pois com o avanço dessa área é muito, muito fácil se tornar um profissional ultrapassado, por isso é de suma importância se manter por dentro dos avanços, e se manter uma pessoa ainda mais competitiva para esse mercado.

Um ponto importante também é o domínio do idioma estrangeiro, na qual se você não tem, acaba tendo maiores dificuldades para ingressar o mercado estrangeiro, o profissional deve ter domínio no inglês para ficar sempre alinhado com as inovações da sua área.

A ideia de gêmeo digital

Em um primeiro momento, o nome “gêmeo digital” pode suscitar a ideia de um eu virtualizado. Algo ligada até mesmo com algum romance de