ESPM Ahead: Música, a Amiga de 30 Anos

No evento comemorativo dos 70 anos de ESPM, o professor Carlos Rafael Gimenes das Neves (https://credenciamento.espm.br/ahead?musica%2C+a+amiga+de+30+anos) apresentou uma sessão nostálgica, trazendo à tona as origens da música eletrônica.

A apresentação, feita diretamente pela plataforma Zoom, abordou o tema de como a tecnologia influencia na criação de música, percorrendo um caminho desde os anos 50, até os anos 90, tendo início pela da questão de como os seres humanos têm criado música ao longo do tempo, e cuja resposta dada pelo professor foi: – “música se cria com qualquer coisa, desde que você tenha o ritmo na alma”. O enredo seguiu passando pela era eletrônica da música, momento pelo qual um novo aliado ascendeu, a partir de instrumentos eletrônicos, como o teremin (theremin), oferecendo uma gama de sons e técnicas.
Assim vieram os computadores, os quais, apesar do atual mercado voltado para uso doméstico, eram muito utilizados para a música, inovando o setor e trazendo consigo softwares capazes de editar e criar áudios e vídeos, como por exemplo o Music Tracker, programa sequenciador de comandos que geram melodias.

Em um ponto máximo da apresentação, o professor demonstrou o programa ProTracker, para criação de áudio, além de inserir algumas músicas referências de cada época ao longo do tempo.


                                                                                                                                                                                                                                                                    Por Pedro Zotelli

Combate às Fake News

     Nesta segunda-feira 8/11/2021 o Ministério Público Federal iniciou uma investigação sobre a atuação das redes sociais: Facebook, WhatsApp, Instagram, Twitter, Tiktok, Youtube

ESPM Ahead: Música, a Amiga de 30 Anos

No evento comemorativo dos 70 anos de ESPM, o professor Carlos Rafael Gimenes das Neves (https://credenciamento.espm.br/ahead?musica%2C+a+amiga+de+30+anos) apresentou uma sessão nostálgica, trazendo à tona as