10 Dicas para criar prompts de geração de imagem ferramentas de IA

Já se deparou com algum problema na hora de pedir para uma IA generativa de imagens criar algo pra você? Bem, é preciso treino, entender em detalhes a plataforma e – obviamente – experimentar ao extremo. Neste post, listamos dez dicas que podem te ajudar na hora de conceber um prompt eficiente. Vamos lá:

  1. Seja específico e detalhado: quanto mais específico e detalhado for o seu prompt, melhor será a imagem gerada. Evite frases vagas ou ambíguas.
  2. Use palavras-chave relevantes: inclua palavras-chave que descrevam os elementos principais da imagem que você deseja gerar.
  3. Use adjetivos descritivos: use adjetivos para descrever a cor, a textura, o estilo e outras características da imagem desejada.
    |
  4. Defina o estilo da imagem: especifique o estilo artístico que você deseja para a imagem, como pintura a óleo, aquarela, desenho animado, etc.
  5. Use referências visuais: se você tiver uma imagem em mente, forneça um link para a IA como referência.
  6. Experimente diferentes combinações de palavras: Experimente diferentes combinações de palavras-chave e adjetivos para encontrar a melhor combinação para a imagem que você deseja.
  7. Use prompts negativos: use prompts negativos para excluir elementos que você não deseja na imagem.
  8. Ajuste as configurações da ferramenta: ajuste as configurações da ferramenta de IA generativa para obter o melhor resultado.
  9. Revise seu prompt: refine-o conforme necessário para obter a imagem desejada.
  10. Pratique e experimente: Quanto mais você praticar e experimentar, melhor você se tornará em criar prompts de geração de imagem eficientes.

Dicas extras:

•Use linguagem natural e evite termos técnicos.
•Use frases curtas e simples.
•Evite usar gírias ou abreviações.

Com essas dicas, você poderá criar prompts de geração de imagem mais eficientes e obter melhores resultados com ferramentas de IA generativa.

Vamos ver um exemplo criado no Leornado.ai? Na imagem da esquerda o prompt usado foi: a robot typing a prompt in a computer. Vago, certo? Então a imagem ficou um pouco, digamos, genérica. Mas olha só quando a gente usa as dicas acima como o resultado fica mais de acordo com o clima que queremos passar nesse post: A robot in a futuristic office in front of a modern computer typing a keyboard in a realistic style. The robot has a body created with a white metal and black joints – its eyes are blue and it has no mouth. Some keywords for this image is: cyber, future, AI, robot, humanoid form and grey tones. A reference for this image could be found in the URL https://media.istockphoto.com/id/1214697858/video/robot-using-laptop-studying-online-or-working-distantly.jpg?s=640×640&k=20&c=uFju_k04RHbEqOLfXmak3QWWhER0J2JloLhHIq0U4WE= . Don’t use circuits or any retro style in the image.

Boas referências para UX e UI

Uma das disciplinas introdutórias do curso de Ciência de Dados e Negócios da ESPM é a de UX/UI. Nela, os estudantes estudam os princípios