10 Dicas para fazer um Site portfólio na área de Sistemas de Informação

Muita gente pensa que um portfolio é algo exclusivo da área de publicidade ou design. De maneira alguma! Se você é da área de tecnologia, especificamente da área de Sistemas de Informação, aqui vão dez dicas para fazer seu site portfolio “acontecer”.

1.Escolha a plataforma ideal:
O primeiro passo é escolher onde seu portfolio vai figurar. Algumas boas plataformas são:
•Criadores de Sites como Wix, WordPress.com e Webflow (que são fáceis de usar, mas menos personalizáveis).
•Hospedagem Compartilhada em locais como Hostinger, GoDaddy, UOL HOST (que possuem controle total, mas exigem conhecimento técnico).
•Frameworks: React, Angular, Vue.js (indicados para desenvolvedores experientes que desejam total liberdade).

2.Design responsivo e atraente:
Seu portfolio precisa ter um layout limpo e organizado, com boa navegação. Cores e fontes profissionais fáceis de ler são fundamentais e as imagens e vídeos precisam de alta qualidade. Sem contar que é mandarório a adaptação para diferentes dispositivos (celulares, tablets).

3.Conteúdo relevante e completo:
É fundamental seu site ter uma apresentação pessoal com suas habilidades, além de detalhes sobre seus projetos e experiências. Outra dica aqui: coloque links para seus perfis nas redes sociais.

4.Destaque seus melhores projetos:
Selecione seus projetos relevantes para a área de SI. Inclua screenshots, vídeos e descrições detalhadas. Não deixe de demonstrar os resultados e o impacto de seu trabalho.

5.Utilize tecnologias relevantes:
Mostre seu domínio de diferentes linguagens de programação. Utilize frameworks e bibliotecas populares.Inclua projetos que demonstrem suas habilidades em áreas como: desenvolvimento web front-end e back-end, mobile (Android, iOS), banco de dados, cloud computing e segurança da informação.

6.SEO e otimização para busca:
Utilize palavras-chave relevantes no título, descrições e conteúdo.

7.Mantenha seu portfólio atualizado:
Inclua novos projetos regularmentee revise o conteúdo sempre

8.Promova seu portfólio:
Compartilhe o link em suas redes sociais. Inclua o link em seu currículo e assinatura de e-mail e – obviamente – participe de eventos e workshops da área de SI.

9.Analise o tráfego e obtenha feedback:
Utilize ferramentas de análise para monitorar o desempenho do seu site.

10.Seja Criativo e Original:
Dica meio óbvia (até meio inocente), mas muitas pessoas esquecem de mostrar sua personalidade e se diferenciar dos demais profissionais da área.

Lembre-se: seu portfólio online é uma ferramenta essencial para mostrar suas habilidades e se destacar no mercado de trabalho. Invista tempo e dedicação para criar um site profissional, atraente e atualizado. Analise sites como Behance, CarbonMade, Adobe Portfolio, Readymag e outros para ver qual o melhor formato para você.