Sobre CRUD

Neste post vamos falar de um conceito fundamental para a área de dados e sistemas de informação; vamos falar um pouco da ideia de CRUD.

O acrônimo CRUD, derivado dos termos em inglês Create, Read, Update e Delete, define as operações básicas de manipulação de dados em um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD). Essas operações são a base fundamental para a interação com dados armazenados em bancos de dados, sendo utilizadas em diversas aplicações, desde simples sistemas de informação até complexas plataformas de software.

A operação Create (Criar) é responsável por inserir novos dados no banco de dados. Isso pode envolver a criação de novos registros em uma tabela, a inserção de novos documentos em uma coleção ou a adição de novos elementos em qualquer estrutura de dados persistente. Através da operação Create, o sistema expande o conjunto de dados disponível para consulta e manipulação.

A operação Read (Ler) permite recuperar dados existentes no banco de dados. Essa operação é fundamental para a consulta de informações, possibilitando a seleção de registros específicos, a filtragem de dados por critérios específicos e a recuperação de conjuntos de dados para análise e visualização. A operação Read é crucial para a obtenção de insights a partir dos dados armazenados no sistema.

A operação Update (Atualizar) permite modificar dados já existentes no banco de dados. Isso pode ser feito para corrigir erros, atualizar informações desatualizadas ou alterar propriedades de um registro. A operação Update garante que os dados armazenados no sistema estejam sempre precisos e atualizados, reflectindo as mudanças no mundo real.

A operação Delete (Excluir) permite remover dados do banco de dados. Essa operação pode ser utilizada para eliminar registros irrelevantes, liberar espaço de armazenamento ou remover dados confidenciais. A operação Delete deve ser utilizada com cautela, pois a remoção de dados pode ser irreversível.

O domínio das operações CRUD é um pré-requisito para qualquer profissional que trabalhe com desenvolvimento de software, administração de bancos de dados ou análise de dados.