Sobre jornada de usuário & UX

Em UX, a jornada do usuário é uma representação visual da experiência de um usuário com um produto ou serviço. Ela descreve as etapas que o usuário percorre, desde o início do seu envolvimento com o produto até o seu final. A jornada do usuário é uma ferramenta importante para o design de UX, pois ajuda a entender as necessidades e expectativas dos usuários. Ela permite que os designers identifiquem pontos de atrito e oportunidades de melhoria.

A jornada do usuário pode ser representada como:
• Um diagrama que mostra as etapas da experiência.
• Um mapa mental que mostra as relações entre as etapas da experiência do usuário.
• Storyboard que mostra as etapas da experiência do usuário na forma de uma história.

Vamos ver três imagens que sintetizam essas ideias. No caso, uma experiência de autoatendimento de um supermercado.

A jornada do usuário deve ser criada com base nas necessidades dos usuários. Para isso, é importante realizar pesquisas com usuários para entender suas expectativas e necessidades.

Vantagens de criar uma jornada do usuário:
• Melhora a compreensão das necessidades do público e ajuda a entender as necessidades e expectativas dos usuários;
• Identifica pontos de atrito na experiência do usuário, o que permite que os designers corrijam esses pontos para melhorar a UX;
• Proporciona oportunidades de melhoria na experiência do usuário, o que permite que os designers criem produtos e serviços mais eficientes e eficazes.

Quando estiver trabalhando em um projeto de UX, foque nessas possibilidades.

Boas referências para UX e UI

Uma das disciplinas introdutórias do curso de Ciência de Dados e Negócios da ESPM é a de UX/UI. Nela, os estudantes estudam os princípios