Mulheres que impactaram no universo da tecnologia

Diferentemente do que muitos pensam, muitas mulheres foram pioneiras na área de tecnologia e não são só homens, como Steve Jobs, Bill Gates e Alan Turing, que fizeram parte da história.

Nesse post, vamos falar de algumas mulheres que se destacaram muito em suas carreiras pelos seus feitos.

Ada Lovelace

Nascida em 1815, no Reino Unido, Ada Lovelace foi criada pela mãe, que foi a principal influenciadora para que Ada criasse um interesse pela lógica e pela matemática. Lovelace acabou sendo a primeira programadora da história, criou o primeiro algoritmo para ser executado por uma máquina e redigiu a primeira descrição de um computador e de um software. Graças a ela, demais cientistas utilizaram seus conceitos e criaram tecnologias inovadoras.

Infelizmente, ela não foi reconhecida enquanto estava viva, uma vez que não tinha uma máquina para conseguir provar os seus estudos. Por isso, só foi reconhecida anos depois, após Alan Turing fazer menção a seu trabalho.

Uma curiosidade interessante é a existência do Dia Ada Lovelace, uma linguagem feita para universalizar a linguagem de programação usada nos sistemas do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, recebeu seu nome em sua homenagem.

Margaret Hamilton

Cientista da computação, engenheira de software e empresária, Marget Hamilton desenvolveu os softwares que criou o programa de voo da Apollo 11, que levou o homem à lua.

Acredita-se que ela inventou o termo “engenharia de software”, desenvolveu os conceitos de computação paralela, priority scheduling, teste de sistema e capacidade de decisão com integração humana.

Em 2003, recebeu da NASA uma premiação, o NASA Exceptional Space Act Award for Scientific and Technical Contribuitions. Hamilton ainda está viva e tem 84 anos.

Fontes: CanalTech

Hedy Lamarr

Uma atriz de Hollywood que nasceu em 1914, em plena Segunda Guerra Mundial, desenvolveu um sistema de comunicações para as Forças Armadas dos EUA, um aparelho de interferência em rádio para despistar radares nazistas. Essa invenção serviu como base para a invenção do Wi-Fi e também da atual telefonia celular.

Em 2015, o Google fez uma homenagem à Hedy, para lembrar que se utilizamos internet através no Wi-fi é graças a ela. Assista o vídeo a seguir:

Fontes: CanalTech

Por Mariana Serrão

A ideia de gêmeo digital

Em um primeiro momento, o nome “gêmeo digital” pode suscitar a ideia de um eu virtualizado. Algo ligada até mesmo com algum romance de