Sustentabilidade & Tecnologia combinam?

Adotar práticas que ajudam o nosso planeta vem se tornando um assunto frequente no ambiente corporativo ou pessoal. Tendo em mente a flexibilidade e facilidade que a tecnologia nos trouxe para trazer inovações, o TI Verde surgiu. 

O TI Verde é um conjunto de práticas cuja finalidade é reduzir os impactos ambientais causados pelo uso de recursos tecnológicos. 

Um exemplo destas práticas é o desgaste de e-lixo, que corresponde a conscientização e correção de que o descarte incorreto de lixo eletrônico é um dos principais fatores de agressão ao meio ambiente provenientes da área tecnológica. A maioria dos consumidores tende a descartar o e-lixo com lixo comum. A lei 12.305/10 institui que as partes envolvidas na geração de lixo eletrônico adotem a Logística Reversa. Por isso, várias empresas do setor tecnológico criaram pontos de coleta de e-lixo por todo o país, basta procurar o mais próximo de você! O lixo eletrônico possui várias substâncias nocivas como chumbo, mercúrio, cádmio, berílio e outros. Quando misturado ao lixo comum, são destinados aos aterros sanitários e os componentes tóxicos contaminam o solo e os lençóis freáticos. 

Outra problemática é o alto consumo de energia que os eletroeletrônicos e equipamentos causam. Este quadro tende a ficar ainda mais agressivo, em um cenário de isolamento social. Algumas práticas para redução do consumo de energia podem ser realizadas. Um exemplo é o uso do Dark Mode, que reduz o consumo de bateria dos equipamentos e já vem sendo disponibilizado para uso por diversas aplicações. O desperdício de energia faz com que recursos naturais sejam sobrecarregados. É muito danoso para o meio ambiente gerar tanta energia da forma que fazemos hoje. Por isso, não deixe seus equipamentos ligados desnecessariamente e fique atento ao carregamento destes para que ao atingir a carga completa sejam retirados da tomada.

Sendo assim, um perfeito equilíbrio entre inovação e o meio ambiente é o TI Verde.

Por Thais Chehab

Sobre jornada de usuário & UX

Em UX, a jornada do usuário é uma representação visual da experiência de um usuário com um produto ou serviço. Ela descreve as etapas

Sobre CRUD

Neste post vamos falar de um conceito fundamental para a área de dados e sistemas de informação; vamos falar um pouco da ideia de