O processo de construir puzzles em games

Certamente você já jogou um game que possuía um desafio de puzzle, um quebra-cabeça ou um enigma cheio de detalhes de resolução. Já parou pra pensar como este tipo de desafio é construído?

Segundo o autor Jesse Schell (2008, p.210-218) há um caminho básico para desenvolvimento deste tipo de mecânica de game:

#1. Deixe o objetivo facilmente entendível

#2. Deixe o desafio fácil de ser iniciado

#3. Crie um senso de progressão pertinente

#4. Adicione elementos visuais de resolução

#5. Aumente a dificuldade gradualmente

#6. Forneça dicas (mas não seja óbvio)

#7. Dê a resposta com uma recompensa

Será que isso é facilmente observável? Vamos um exemplo do jogo God of War:

Alguns jogos, como The Witness, por exemplo, são compostos exclusivamente de puzzles que vão atingindo graus absurdos de resolução, mas a ideia do autor Jesse Schel permanece aqui também:

Na próxima vez que for resolver um puzzle em um jogo, lembre-se que – antes de você – alguém quebrou a cabeça também para que você se divertisse.

#GoGamers

Diferenciando protótipo de MVP

Embora frequentemente confundidos, o protótipo e o MVP (Produto Mínimo Viável) assumem funções distintas no processo de desenvolvimento de produtos, especialmente no contexto de