Passo a passo para uma ótima entrevista

É comum ficarmos um pouco ansiosos e com medo ao nos prepararmos para a primeira entrevista de estágio, mas ela não é um bicho de sete cabeças como muitos imaginam. Os entrevistadores só querem te conhecer e saber se você está apto à vaga específica.

Aqui vão algumas dicas de como ir bem em cada etapa de um processo seletivo.

Testes de conhecimento

Sabemos que pode ser chato ficar fazendo testes de português, matemática, inglês ou até técnicos para uma vaga, porém eles são importantes e acabam desclassificando muitos candidatos.

Por isso, reserve um tempo do seu dia para fazer com calma e concentração em um ambiente tranquilo. Antes de começar, deixe um papel e caneta ao seu lado, porque, muitas vezes, você vai precisar.

Testes de fit cultural

Esse é um teste para ver se o candidato se encaixa nos valores e costumes da empresa.

Antes de se candidatar a uma vaga, é importante pesquisar se você se enquadraria e se adaptaria bem a empresa. Garantido isso, seja você mesmo nesse teste e responda conforme o que você realmente faria na situação.

Dinâmicas em grupo

Pessoas mais introvertidas podem sofrer nessa etapa. As principais características avaliadas são a capacidade de iniciativa, o nível de liderança, a habilidade social, determinação e criatividade. Dessa forma, tente sempre expressar sua opinião sobre o assunto, seja claro, escute a opinião dos outros, não pense de maneira individualista e mostre que você se importa com o trabalho em grupo. É a sua chance de mostrar o seu potencial dentro de uma equipe.

Entrevistas em Grupo

Tome muito cuidado com entrevistas em grupo. Este tipo de dinâmica é caracterizado por agrupar vários candidatos em um mesmo ambiente, respondendo a uma série de perguntas iguais, um de cada vez. O grande problema de entrevistas em grupo, na nossa visão, é o fato de possivelmente tornar-se uma exibição, onde os entrevistados acabam tendo que se provar melhor que os outros, provocando uma competição não saudável. Esse é o principal fator de diferença das entrevistas em grupo para as dinâmicas, onde é necessária uma cooperação dos participantes para a realização. Já houve casos em que os entrevistados cortaram a vez de outro por motivos banais, com o intuito de tentar mostrar superioridade, o que não é aconselhável. Portanto, a recomendação é, caso participe desse tipo de entrevista, não se abale se alguma situação parecida acontecer com você, mantenha sempre a calma e o respeito com os outros participantes.

Entrevista Técnica

Em alguns processos seletivos, você pode se deparar com entrevistas técnicas, que basicamente são conversas para você falar sobre temas que seriam importantes para a vaga. Muitas vezes, as pessoas se assustam nesta parte, pois têm medo de “não saberem o suficiente”. A dica mais importante para esta fase é: não tenha medo de dizer “não sei”. Um dos maiores problemas que o medo traz é o fato do entrevistado não conseguir dizer “não sei” para uma pergunta que ele de fato não sabe, e partir para tentativas de respostas vagas ou até mesmo incoerentes. Lembre-se que você está em busca de um estágio para obter conhecimento e para aprender, ou seja, ninguém espera que você saiba tudo.

Nesta entrevista, o entrevistador vai apenas conversar com você sobre temas, ferramentas e qualquer coisa relacionada aos requisitos da vaga. Você saberá responder a algumas perguntas, pois você não se aplicaria para uma vaga que não seja adequada com o seu nível de conhecimento. Porém, não se preocupe se não souber todas as respostas, o processo seletivo e o futuro estágio serão aprendizados gigantescos.

Entrevistas com o RH

Essa é a parte que algumas pessoas mais temem, mas mantenha a calma.

Primeiramente, pesquise bem sobre a empresa. Depois, pense e anote: por que você quer entrar na empresa? Você seria um diferencial para ela? Quais são os seus objetivos? Quais são as suas qualidades e seus defeitos? Como você se imagina daqui há cinco anos? Essas são perguntas comuns entre os entrevistadores, então planejando antes o que você responderia, menor a chance de você se enrolar em uma resposta.

Na hora da entrevista, vista-se adequadamente conforme os padrões da empresa. Seja verdadeiro, não minta sobre alguma habilidade que você não tenha, pois isso pode ser cobrado no futuro. Esteja confiante, tente falar bem e evite gírias.

Resumindo

  • Pesquise bem sobre a empresa
  • Mantenha a calma
  • Seja você mesmo
  • Não minta
  • Demonstre que você tem interesse na vaga
  • Esteja confiante
  • Mostre o seu potencial

Algo que também pode te ajudar muito é prestar atenção no RH da empresa na qual você se aplicou. Fique atento em como eles se dirigem a você e se estão de fato proporcionando um processo seletivo agradável. Não se sinta nadando em uma maré agitada, o RH de uma empresa diz muito sobre ela, principalmente se é um lugar agradável para trabalhar, aprender e eventualmente construir uma carreira. Fuja de empresas com uma área de recursos humanos carente.

Uma última dica: mesmo recebendo vários nãos, não desanime, não desista. Tente ver o que você pode estar errando, peça feedbacks às empresas que te desclassificaram e faça diferente da próxima vez.

Imagens: Freepik.com

Por Marcelo Lima e Mariana Serrão

A ideia de gêmeo digital

Em um primeiro momento, o nome “gêmeo digital” pode suscitar a ideia de um eu virtualizado. Algo ligada até mesmo com algum romance de