Pra pensar realidade virtual – parte 1

O que é realidade virtual?

Realidade virtual é um termo utilizado quando temos a simulação de um ambiente fictício (normalmente envolvendo 3D e acesso com óculos especiais) e que oferece a possibilidade de interação com determinados itens de seu cenário.

É um termo que está presente em inúmeros livros e filmes de ficção científica, mas que está cada vez mais adentrando nosso cotidiano dentro de chats de VR, games e – mais recentemente – nos famigerados metaversos. Ela é acessada por diferentes devices/gadgets como Oculus Rift, HTC e Oculus Quest. Mas, vale frisar que é possível acessar com soluções mais acessíveis como cardboards.

ATENÇÃO: não confunda realidade virtual com realidade mista e realidade aumentada

São tantos termos que a gente se perde fácil neles. No entanto, há diferenças entre os três termos citados aqui. A realidade mista possibilita a visualização de hologramas em 3D de maneira integrada e sobreposta a ambientes reais. O Hololens da Microsoft é um excelente exemplo de device que permite o acesso ao universo de realidade mista.

Realidade aumentada trata da integração do mundo real com o digital por meio da sobreposição de elementos virtuais às imagens do ambiente físico captadas por câmeras. O game Pokémon Go utiliza muito esse recurso.

No próximo post iremos discutir algumas aplicações em diferentes áreas.