Voltz começa a fabricar motos elétricas no Brasil

A marca de motos elétricas Voltz inaugura no dia 30 de maio sua linha de produção na Zona Franca de Manaus. Resultado de um investimento de aproximadamente R$ 12 milhões, que vem no rastro de um aporte de R$ 95 milhões realizado em abril de 2021, em uma rodada liderada pela Creditas e pelo Grupo Ultra – dono do posto Ipiranga.

Um dos pontos mais decisivos para escolha de Manaus são os benefícios fiscais, especialmente em relação aos impostos de importação dos componentes – por lá, a tributação é de apenas 2%. Na Zona Franca, a startup espera aumentar o percentual de peças nacionalizadas, reduzindo custos e otimizando a produção.

A Voltz firmou em fevereiro uma parceria com o iFood, desenvolvendo um modelo otimizado para entregadores, a EVS Work. “Hoje 55% da nossa produção é da EVS, mas essa porcentagem pode aumentar com os projetos para B2B”, afirma Renato Villar, founder e CEO da Voltz.

Conforme aponta o fundador, esta parceria com o iFood é o primeiro passo em uma nova direção para a Voltz, desenvolvendo modelos e tecnologias para clientes corporativos. Mas o grande desafio é investir em inovação para se destacar no mercado das motos elétricas, que anda cada vez mais concorrido.

O executivo explica que o plano é desenvolver e incluir recursos cognitivos embarcados no sistema da moto, com inteligência para entender o ambiente o consumidor. Para atingir este objetivo, entram câmeras, sensores e machine learning. “Nosso foco agora é 100% tecnologia para levar mais segurança aos condutores. Essa inteligência própria será um diferencial”, finaliza Villar.

Fonte: https://startups.com.br/noticias/exclusivo-voltz-comeca-a-fabricar-motos-eletricas-em-manaus-em-maio/

A ideia de gêmeo digital

Em um primeiro momento, o nome “gêmeo digital” pode suscitar a ideia de um eu virtualizado. Algo ligada até mesmo com algum romance de