Montando sua primeira rede de contatos

Por Vicente Martin

Uma dúvida recorrente que surge ao final de muitas aulas é “Professor, como eu consigo um estágio na área de games”. Bem, para quem não sabe, eu leciono disciplinas de eSports, Gamifcação e Projeto de Game Design; também trabalho com desenvolvimento de games de tabuleiro e games digitais – por isso, os estudantes me procuram com essas dúvidas. No entanto, a reflexão desse texto vale para qualquer área.

Longe de ser uma receita de sucesso, esse post é para instruir você que quer entrar em uma determinada área de trabalho, mas está um pouco sem rumo para dar os primeiros passos na jornada.

Primeiramente, sua faculdade é – provavelmente/potencialmente – seu primeiro networking. Saiba se aproximar dos colegas e professores que já atuam na sua área de interesse. Deixe claro sua presença e sua vontade de trabalhar em um local específico.

Em segundo lugar: leia/pesquise sobre o “ecossistema” que você quer trabalhar. Tem que saber os nomes de profissionais relevantes, quem é concorrente de quem, que produtos/serviços a empresa já fez etc.

Terceiro: comece a seguir os perfis das empresas da área que deseja trabalhar e os profissionais dessas empresas no LinkedIn e outras redes sociais. Quer trabalhar na área de games? Comece a seguir Sony, Microsoft, Ubisoft, Aquiris Epic Games, Wildlife Studios etc. Crie uma rotina de entrar nas redes dessas empresas diariamente para verificar vagas, oportunidades, processos seletivos e novidades.

Quarto: tenha um endereço online que reúna tudo de relevante sobre você. Pode ser um perfil de LinkedIn, um site portfolio, uma página com links para produções relevantes, um canal de conteúdo no YouTube etc.

Quinto: verifique sempre a central de estágios da faculdade e deixe indicações de onde você quer atuar para esse núcleo.

São primeiros passos, mas – com certeza – um início interessante para uma entrada na área que você quer atuar no mercado.