Por Vicente Martin
Neste post aqui, falamos um pouco sobre o modelo de 6Ds para análise e implementação de gamificação. Neste post aqui, iremos mostrar na prática uma aplicação desse canvas utilizando um exemplo real: o app de estudo de idiomas Duolingo. Aliás, gamificação é o tema de uma eletiva que está enchendo todo semestre aqui na ESPM!
1-) Definir objetivos do negócio
Ser a maior plataforma online de estudos de idiomas. Criar monetização por meio de anúncios (ao final de cada lição) ou assinaturas pagas (por meio de engajamento)
2-) Delinear comportamentos-alvo
Engajar pessoas interessadas no estudo de diferentes idiomas a criarem o hábito de estudar diariamente na plataforma. Por meio de linguagens de entretenimento, fazer com que as pessoas de divirtam enquanto aprendem no ecossistema Duolingo.
3-) Descrever seus “jogadores”
Pessoas interessadas em começar a aprender um idioma ou reforçar o conhecimento de um idioma previamente estudado; pessoas que não possuem tempo suficiente para aulas semanais de uma ou duas horas, mas têm intervalos de alguns minutos no cotidiano para estudarem.
4-) Desenhar loops de atividade
Duolingo oferece um feedback visual claro de progressão na plataforma mostrando aos usuários – por meio de níveis, pontos e barras de progressão – como eles estão progredindo. A plataforma, inclusive, envia reports por email com o avanço na plataforma.
5-) Diversão é fundamental
O Duoling utiliza alguns recursos para deixar o aprendizado de idiomas mais divertido: mecânicas de puzzles, visual lúdico com personagens, interface de games (com vidas, cristais que valem dinheiro etc.), competição com rankings, “provas de resistência” etc.
6-) Determine as ferramentas
Duolingo utiliza quizzes, barras de progressão, rankings, medalhas, quebra-cabeças, exercícios de ouvir e repetir e desafios diários com metas a serem cumpridas. A plataforma funciona em navegadores ou por meio de aplicativo.
Sem esquecer o modelo de negócio. A plataforma Duolingo possui uma missão educacional. No entanto, é fundamental lembrar que há um custo por trás delas(e consequentemente, uma empresa com funcionários, servidores etc.). Além da estrutura gamificada, vale ressaltarmos a importância de engajar determinada parte da audiência para que esta, potencialmente, gaste dinheiro no Duolingo e assista aos anúncios.
Concluindo: no caso do Duolingo, pudemos notar a importância de trabalhar bem o feature de loops de atividade, diversão e ferramentas para que a experiência de estudo gere engajamento e seja interessante. Os demais elementos são importantes, mas notamos uma ênfase especial nestes para construir a plataforma.