O modelo de 6Ds para estratégias de gamificação

Por Vicente Martin

O que é o modelo de 6Ds da gamificação?

É um framework proposto por Kevin Werbach e Dan Hunter (2012) que objetiva auxiliar a concepção de um sistema gamificado e sua subsequente implementação. Também pode ser utilizado para a análise de casos, já que é bastante sintético e didático em sua estrutura.

O ponto central aqui é que para planejar, é preciso conhecer jogos e seu funcionamento. sendo assim, os 6Ds serão formados dos seguintes itens:

1-) Definir objetivos do negócio

Pode parecer básico, mas – muitas vezes – é um ponto que acaba sendo esquecido (sendo que é a base para um projeto sólido). Como em qualquer planejamento de negócios é mandatório definir claramente objetivos mensuráveis, aderentes ao contexto, com potencial real de execução e com um cronograma realista. Aqui cabe outra pergunta: por que a gamificação irá ajudar seu projeto a cumprir os objetivos?


2-) Delinear comportamentos-alvo

Depois de definir objetivos é importante se concentrar no que você quer que seus jogadores façam e como seus desempenhos serão medidos. Comportamentos e métricas são melhores considerados juntos. Os comportamentos-alvo devem ser concretos e específicos e responder aos objetivos definidos. (WERBACH e HUNTER, 2012, p. 89-90).

3-) Descrever seus “jogadores”

Quem é o público-alvo do seu projeto de gamificação? Quais os interesses do público? Aqui é fundamental o levantamento de dados demográficos e construção de personas para o entendimento de como o projeto será apresentado/proposto para quem irá participar do mesmo.


4-) Desenhar loops de atividade

As ações desempenhadas pelos usuários/jogadores no projeto devem produzir um feedback claro e engajador. O feedback é parte do que torna os jogos tão eficazes como motivadores. O que será feito em termos de loops recorrentes para manter os participantes no projeto? Pontos, rankings, medalhas, competição etc.


5-) Diversão é fundamental

Quando estamos nos divertindo, até mesmo atividades consideradas “sérias” podem ficar mais interessantes. Este tópico aborda a questão de como trazer referências do universo lúdico para que sirvam de base para os projetos gamificados. Que mecânicas de jogos podemos aplicar em nosso projeto? Podemos trazer uma interface que remeta ao mundo dos games para uma experiência mais engajadora? E se nosso projeto de gamificação fosse um videogame?


6-) Determine as ferramentas

Pontos, medalhas, rankings, barras de tarefas, metas por conclusão de tarefas, conquista de reputação, níveis etc. Aqui é um bom momento para definir – também – quais as plataformas que serão utilizadas (sites, apps, PWAs, intranets etc.).

Em um próximo post, iremos trazer exemplos que mostram na prática este canvas de gamificação.

Fonte: WERBACH, Kevin e HUNTER, Dan. 2012. For the Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business. Filadélfia: Wharton Digital Press, 2012.

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