Malha de segurança cibernética: uma tendência que vai ficar mais forte nos próximos anos

A Malha de Segurança Cibernética, também conhecida como CSMA (Cybersecurity Mesh Architecture), é uma nova abordagem para a segurança cibernética que visa proteger as organizações contra as crescentes ameaças cibernéticas. A CSMA é inspirada na arquitetura de malha, que é um modelo de design para sistemas distribuídos que se baseia em princípios de autonomia, escalabilidade e resiliência.

Na CSMA, as funções de segurança são distribuídas por toda a infraestrutura de TI da organização, em vez de serem centralizadas em um único local. Isso torna a segurança mais adaptável e flexível, pois permite que as diferentes partes da organização se autoprotejam e se comuniquem entre si de forma segura.

A CSMA oferece torna a organização mais resiliente a ataques cibernéticos, pois os atacantes não podem simplesmente desativar um único ponto de falha para comprometer toda a infraestrutura. Ela também facilita a detecção de ameaças cibernéticas, pois as diferentes partes da organização podem compartilhar informações sobre atividades suspeitas, além de permitir que as empresas respondam mais rapidamente a incidentes cibernéticos, pois as diferentes partes da organização podem trabalhar juntas para conter a ameaça.

CSMA não é algo novo no panorama de tecnologia, mas é uma tendência que vai ficar cada vez mais exigida no mercado, sobretudo pelos tempos que vivemos.

Sobre os agentes de IA

Em 2025, estamos testemunhando uma revolução silenciosa no mundo da tecnologia: a ascensão dos agentes de Inteligência Artificial. Diferente dos assistentes de IA que