Vicente Martin Mastrocola

Professor Vince

Professor adjunto da ESPM onde leciona as disciplinas de Plataformas Digitais, Game Essentials, Game Design e Análise de Jogos para as graduações de Sistemas de Informação e Publicidade e Propaganda. É publicitário, graduado (2000) e pós-graduado (2007) em Publicidade e Propaganda pela ESPM, instituição por meio da qual também adquiriu o título de mestre (2011) e doutor (2017) em Comunicação e Práticas de Consumo. Cursou doutorado sanduíche na Fakulta Masmédií da Paneurópska Vysoká Skola na cidade de Bratislava (Eslováquia) no ano de 2016 – entre 2017 e 2018 fez sua pesquisa de pós-doutorado com o tema Advergames nessa mesma instituição eslovaca.

Na unidade de São Paulo da ESPM, atua como supervisor das disciplinas de games da graduação de Sistemas de Informação. Trabalha com projetos digitais e criação de games desde 1998 e já realizou trabalhos por meio de agências de publicidade para marcas como: Google, Danone, Intel, Ford, Itaú, Vivo, McDonalds e outras. Nos últimos anos, escreveu diversos textos sobre game design para a mídia especializada e teve artigos publicados nas coletâneas Mapping the Digital – Cultures and Territories of Play e Levelling Up – The Cultural Impact of Contemporary Videogames, ambas publicadas pela Inter-Disciplinary Press de Oxford (Reino Unido). Participou de congressos internacionais sobre o tema e publicou, pela Cengage Learning, os livros Game Design: modelos de negócio e processos criativos e Game Cultura: comunicação, entretenimento e educação. Paralelamente à produção acadêmica, lançou card games, board games, advergames para internet e jogos para iPad/iPhone. É autor da versão Vikings do clássico game War da Grow Jogos.

Conheça também...

O social e os jogos

Existe uma frase do famoso designer Reiner Knizia que diz que “jogos formam um espelho